Friday, January 16, 2009

Subi no bambu e vi que era bom!

Um homem subiu na árvore. E viu que era bom. Nessa conversa de corpo com tronco, brincou, massageou-se, conscientizou-se, fortificou-se, dançou, criou. De tão bom, quis que outras pessoas também aproveitassem. Mas como?

Daí aconteceu o segundo encontro, com o Bambu. Essa gramínea admirável, recurso renovável, abriu um universo de possibilidades. O homem inquieto criou aparelhos de bambu no quintal de casa, e chamou os amigos. E os amigos viram que era bom e foram chegando mais amigos.

Esta brincadeira teve ponto de partida na cidade de Brasília, em 1999. O inventor é Marcelo Rio Branco, professor de Educação Física. A prática, ele batizou de Integral Bambu, que nasceu com a missão de integrar o humano à natureza. E disse mais, o praticante de Integral pode desenvolver três “profissões”: médico, operário e artista.

Ao médico, cabe a cura, a massagem, a consciência corporal. Ao operário, a habilidade de se movimentar nas vias em suspensão, o condicionamento físico. Ao artista, a liberdade de expressar-se corporalmente sobre estruturas de bambu.

Nós No Bambu é o grupo de acrobatas que levou a sério a brincadeira de fazer arte nos bambus. Desde 2001, faz performances pelo Brasil. Em 2005, apresentou sua primeira montagem, Contrastes. Agora, Nós No Bambu, protegido pela geodésica de Lúcio Ventania, alça seu vôo mais ousado: Uirapuru Bambu – espetáculo performático.

"Um dia, enquanto subia em uma mangueira percebi a riqueza de possibilidades motoras e experiências que podia ter se seguisse o “caminho” do estudo sistemático de situações na árvore. Assim começou a história da Integral Bambu. O bambu foi o material coerente para que pudesse “construir as minhas árvores” e reproduzir as situações de suspensão que desejava, é exótico, acolhedor, de fácil manejo, bonito, flexível e resistente. A fim de atingir os objetivos que traçava, fui construindo estruturas feitas de bambu para dar aula, fazer exercícios, aprender a andar suspenso, fazer massagem, expressar movimentos artísticos, ou para simplesmente subir. A Integral Bambu vem se aperfeiçoando com o decorrer do tempo, movimentada pela diversidade de propostas, pela característica de ambiente criativo e libertário. Utilizando da construção constante e da diversidade cultural das pessoas que praticam, formamos o movimento da Integral Bambu." Marcelo Rio Branco


foto Marcelo Dischinger

No comments: