Friday, February 15, 2019


CIA. NÓS NO BAMBU ANUNCIA OS SELECIONADOS PARA RESIDÊNCIA  ARTÍSTICA

A Cia. Nós No Bambu apresenta o resultado da convocatória que ofereceu 8 vagas para artistas do Brasil e da América Latina. Foram 165 inscritos, sendo 43 da países latinas e 122 do Brasil
Após um longo e profundo trabalho de análise das fichas e material enviado atendendo ao chamado para a participação, nessa que é a primeira vez, que a Cia. abre as portas de sua sede para receber artistas numa imersão no estudo da arte corpo bambu. Finalmente a equipe técnica apresenta os selecionados para a Residência Nós No Bambu - RNNB.

Brasil

Beth Martins - Rio de Janeiro - RJ
Gerlídia Tavares - CE
Kadu Oliviê - TO
Mariana Duarte - SP

América Latina

Carolina Cabanas - Costa Rica
Cesar Soledad - México
Helder Lacunza - Peru 
José Luiz Castillo - El Salvador




    Foto: Daniel Lavenére


A RNNB é um projeto de compartilhamento e multiplicação de uma tecnologia cultural contemporânea única no mundo: a arte corpo bambu. Desenvolvida e burilada ao longo de 15 anos pela Cia Nós No Bambu, em um processo de pesquisa continuada e redimensionamento permanente, a arte corpo bambu plasma fronteiras a partir do hibridismo de linguagens artísticas, métodos e produção de significados. Esse DNA multifacetado, entrelaçando dança acrobática, teatro e esculturas artesanais de bambu deu origem a seis espetáculos e diversas performances e números.

A residência vai acontecer em Brasília, no período de 28 de abril a 28 de maio, no Galpão Bambu- espaço de criação e vai trabalhar através da cocriação, trocas e pesquisa. Essa trajetória de um mês se dividirá em 4 etapas:

1)   Imersão - na edificação que abrigou o primeiro centro de umbanda de Brasília, respeitosamente adaptada para espaço de criação e apresentação, o Galpão Bambu se nutre da presença de uma centena de nascentes, protegidas por Cerrado remanescente e bambuzais. Nesse contexto, a natureza será nossa guia de aprendizado na arte corpo bambu.

2)   Construção - elemento central e de conexão, o bambu traz um universo em si. O grupo será iniciado no processo de escolha, colheita, beneficiamento e construção de instrumentos de bambu. Os segredos da construção de dois instrumentos acrobáticos de Nós No Bambu serão ensinados pelos artistas da companhia.

3)   Experimentação e aprendizado de repertório acrobático - o trabalho corporal com o bambu se apoiará em dois instrumentos acrobáticos largamente pesquisados pela companhia: mastros e tripés de bambu.

4)    Compartilhamento e celebração -  os conteúdos absorvidos pelos residentes serão decantados em cenas breves. Em uma mostra de encerramento, serão compartilhados com a comunidade brasiliense os resultados das pesquisas, e lançadas provocações para desdobramentos.

Complementarmente e de modo a expandir o potencial de multiplicação da poética e da técnica da arte corpo bambu, o processo da residência será registrado em vídeo e fotografia e divulgado da forma mais ampla possível.


No comments: